É muito comum nossos clientes e empresas que nos procuram terem dúvidas com relação as diferenças entre Links Patrocinados (Google Ads) e a Otimização de Sites (SEO) e, mais do que isso, qual destes dois trará mais resultados para sua empresa.
Para ajudar a entender um pouco mais suas diferenças, destaquei alguns pontos positivos e negativos de cada um deles.
Links Patrocinados (Google Ads, antigo Google Adwords)
Pontos positivos:
- Retorno em curto prazo;
- Mesmo com um investimento pequeno, é possível gerar resultados para sua empresa. É uma mídia acessível para pequenas empresas, ao contrário das mídias tradicionais (TV, revista, jornal, rádio, etc);
- Em um segmento pouco complexo e com investimento mais baixo, a campanha de links patrocinados pode ser administrada pela própria empresa, não necessariamente precisando de uma agência. Mas para obter o máximo de retorno do investimento, o ideal é que a campanha seja gerenciada por um professional capacitado ou agência especializada;
Pontos negativos:
- Para segmentos muito concorridos, o valor pago pelo clique de algumas palavras-chave pode ser muito alto, pois é feito por um sistema de leilão;
- É necessário um acompanhamento constante da campanha, para poder mensurar o retorno sobre o investimento e não acabar extrapolando o orçamento de marketing da empresa;
- Os anúncios podem ter menos visibilidade que os resultados da busca orgânica. Além disso, existem pessoas evitam clicar nos anúncios por se tratarem de propaganda;
Otimização de Site (SEO)
Pontos positivos:
- Sites que conseguem se posicionar nas primeiras posições das pesquisas naturais conseguem mais visualizações e tendem a gerar mais credibilidade, tendendo, assim, a serem mais clicados;
- A empresa não precisa pagar para o Google para que seu site apareça no resultado de buscas orgânicas;
- Os sites que estão nas primeiras posições acabam se tornando referência para o público que faz pesquisas sobre seus produtos ou serviços;
Pontos negativos:
- Para oferecer um serviço de qualidade para os usuários de busca, o Google vem a cada dia rebuscando mais suas regras para os resultados da busca orgânica. Então, para ter um site bem posicionado, não basta apelar para truques e técnicas de programação, é importante ter um site com conteúdo relevante e constantemente atualizado, além de ter sua otimização sempre em aprimoramento;
- Devido a esta tendência, a otimização de sites é cada vez mais um serviço complexo, que exige conhecimento de programação, redação, design entre outros. Por esta razão, acaba sendo um serviço que precisa ser realizado por um profissional ou agência capacitada;
- O trabalho de SEO exige atualização e aprimoramento constantes e não trazem resultados em curto prazo. Além disso, como é o Google e não os profissionais de SEO que controlam o processo de indexação, não há garantia de 100% de sucesso. Os critérios de indexação são constantemente alterados, o que pode mudar o posicionamento de um site do dia para noite, além de exigir que o site seja constantemente otimizado.
Após esta breve análise, você pode estar se perguntando, em qual destes serviços minha empresa deve investir? O melhor caminho: os dois!
Dentro das diversas estratégias de Marketing Digital, contando com nossa agência de links patrocinados, você poderá ter um retorno rapidamente. Com o decorrer do tempo, depois que seu site estiver otimizado e usufruindo dos benefícios de estar nas primeiras posições da busca orgânica, parte do investimento de Links Patrocinados pode ser direcionada para outras mídias digitais. Além disso, um site otimizado ajuda, e muito, sua campanha de Adwords, melhorando o Índice de Qualidade dos seus anúncios, como já vimos anteriormente. E se no meio do caminho, alguma regra de indexação do Google prejudicar seu posicionamento, você pode recuperar os acessos do seu site trabalhando mais com os Links Patrocinados.
O importante é que você tenha um bom planejamento de Marketing Online, com metas, objetivos e KPIs claros. Para isso, sempre conte com um profissional ou uma agência experiente e de confiança para te auxiliar.
Entre em contato e tire suas dúvidas sobre marketing digital, Otimização de Sites e Links Patrocinados.
Até a próxima e bons negócios!