6 de março de 2019

Google Ads ou Facebook Ads: qual o melhor meio digital para divulgar sua empresa?

Você já sabe que hoje anunciar na internet não é mais uma opção, e sim uma necessidade. Que o Google é o maior buscar do mundo e que mais de 40 milhões de brasileiros possuem um perfil no Facebook, você também já deve ter escutado.
E aí você deve pensar, qual o melhor meio digital para divulgar minha empresa, então?

Como funciona cada uma das plataformas

Primeiro você deve entender como funciona cada uma destas plataformas. Com o Google Ads (antes Google Adwords) você consegue divulga seu produto/serviço através de anúncios de texto, imagem ou vídeo. Já o Facebook,  oferece anúncios em formato de imagem ou imagem + texto, além de recursos de marketplace muito interessantes.

Entretanto, o que considero a maior diferença entre eles é o que ativa a exibição do seu anúncio. Podemos dizer que no Google temos um anúncio “passivo”, ou seja, ele só é exibido quando há uma ação do usuário. A pessoa precisa fazer uma busca no Google e somente se ela estiver procurando algo relacionado a seu produto/serviço, seu anúncio será exibido (este é o caso da Rede de Pesquisa). Ou então, seu anúncio será exibido em algum site parceiro do Google que tenha um conteúdo relacionado ao seu produto/serviço (neste caso é a Rede de Display).

Entenda mais as diferenças destes formatos aqui.

Já com o Facebook Ads, temos um anúncio “ativo”, ou seja, ele é exibido independente da ação do usuário. Seu anúncio será visualizado por quem atender ao perfil definido por você ao criar a comunicação, segmentando por idade, sexo, região onde mora, interesses entre outros. Então, não necessariamente esta pessoa está procurando seu produto/serviço, mas seu perfil se encaixa perfeitamente com seu público-alvo, e aí bingo! Ela pode se interessar e acessar seu site ou Fanpage, enviar mensagem e interagir com sua empresa.

Pense como seu consumidor

Com estas informações, você deve “pensar como” seu consumidor. Seu serviço/produto é um item essencial que a pessoa costuma procurar para comprar? Se sim, o Google é uma ótima mídia e veículo. Ou você vende produtos de consumo por impulso? Então no Facebook você irá encontrar seu público-alvo e jogar a “isca”.

Vamos pensar num exemplo mais concreto. Você tem um loja de construção, que normalmente as pessoas procuram quando estão para fazer uma reforma ou construção, então ela irá procurar seu produto quando for necessário. Dificilmente ela vai estar navegando no Facebook e ver um anúncio de cimento e pensar “que vontade de fazer um obra”. Já se você tem um e-commerce de bijuterias, que são produtos de baixo valor agregado e de consumo por impulso, selecione o perfil desejado que encontre suas consumidoras no Facebook.

Seguindo esta mesma linha. Se seu produto é voltado para toda e qualquer pessoa, o Google Ads é a melhor opção. Mas se você tiver um produto muito específico, de nicho, o Facebook Ads te possibilita uma segmentação bem precisa.

Tabela comparativa

Existem outros pontos que diferenciam estas duas plataformas, que estão na tabela abaixo junto com o resumo do que acabamos de ver:

Google Ads (antes Google Adwords)
Facebook Ads
Anúncios “passivos” Anúncios “ativos”
Anúncios voltados para públicos abrangentes Anúncios voltados para públicos segmentados
Maior alcance (atinge a qualquer um que busca pelo Google) Menor alcance (atinge somente quem acessa o Facebook)
Custo por Clique (CPC) em média maior Custo por Clique (CPC) em média menor
Objetivo principal: impulsionar vendas Objetivo principal: divulgação/fidelização de marca, divulgação de novos produtos, compra por impulso

Combine os benefícios dos 2 tipos de anúncios

Mas a melhor estratégia de todas seria combinar os benefícios de cada um dos tipos de anúncio. Se você tem um loja de calçados, por exemplo, você anuncia no Google para pessoas que já sabem o que querem e estão procurando especificamente por sapatos. E também anuncie no Facebook, com ofertas e lançamento e “fisgue” quem não vai resistir a mais um par de sapatos da moda. Além disso, ao anunciar nos dois, você poderá analisar todos os dados, mensurar qual tem melhor desempenho e traz mais rendimento para o seu negócio.

Agora só falta começar a divulgar sua empresa na internet!

Ainda com dúvidas, entre em contato com nossa empresa de marketing digital, a Agência e-nova, que a equipe estará prontinha para esclarecer o melhor caminho para seus negócios na internet.
Sucesso e bons negócios!

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Categorias

Receba as novidades no seu e-mail

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos e atualizações.

Continue Lendo

Artigos Relacionados

Minha empresa e o Marketing Online

O crescimento da internet no Brasil é inquestionável: milhões de brasileiros acessam a internet, 40% dos domicílios possuem acesso a ela e quase a metade dos acessos é feita através

Ver mais