14 de setembro de 2017

Anúncio por geolocalização: atraia para sua loja potenciais clientes que estão “pertinho” de você através da mídia mobile

Somos milhões de internautas no Brasil e, destes, mais de 50% acessam a rede através do celular!*

São milhões de pessoas que possuem acesso à internet pelo celular. Neste universo, ainda é possível distinguir a quantidade de smartphones conectados à internet, que já chega a aproximadamente 20 milhões*.

Bem… com estes dados, não fica nenhuma dúvida da influência mobile na vida das pessoas. Seja para enviar mensagens, acessar as redes sociais e e-mails, saber das últimas notícias ou assistir vídeos, os usuários querem cada vez mais saber de tudo imediatamente.

Desta mesma forma, é cada vez mais comum as pessoas estarem em algum lugar e utilizarem o celular para saber qual o restaurante mais próximo da sua localização atual, um borracheiro ou uma papelaria. E aí surge uma ótima oportunidade para empresários que querem atingir o público que esteja próximo, mas não está vendo seu letreiro.

Chamamos este formato de anúncio por geolocalização. O anunciante delimita o raio de distância que quer atingir do seu estabelecimento e alcança o público que está fazendo a pesquisa via mobile nas proximidades. Já existem algumas plataforma que oferecem estes tipo de possibilidade.

O mais conhecido e utilizado hoje são os anúncios do Google Adwords, que oferece funcionalidades específicas para exposição via celular. Com ele, seu anúncio será exibido em um raio de x quilômetros de seu estabelecimento para alguém que faça um pesquisa sobre um tema específico. Por exemplo, você tem um restaurante de cozinha italiana no centro e se o usuário buscar no celular “restaurante italiano” ou “restaurante no centro” seu anúncio será exibido e como funcionalidades específicas como, ligação direta para seu estabelecimento clicando no número do anúncio ou criando o trajeto do ponto atual de localização até seu restaurante.

Uma outra ferramenta muito interessante são os anúncio no Foursquare, mas que aborda o usuário de outra maneira. Vamos voltar ao nosso exemplo, nosso usuário é um turista que está visitando o centro da cidade. Ele entra no Foursquare para fazer chekin no museu que está visitando, apenas pelo fato de entrar no aplicativo e estar dentro do raio que você determinou, ele já verá seu anúncio e pode pensar “ótimo, já tenho um opção próxima para meu almoço após o museu”.

Existem algumas outras opções e com certeza mais irão surgir, mas estas são as mais utilizadas hoje. Mas o mais importante é a estratégia que você irá utilizar na sua campanha por geolocalização. O ideal é oferecer um benefício para este cliente, uma promoção ou um brinde, ele já está tão pertinho… Além de aumentar sua possibilidade de conversão, isso também ajudará no controle da eficácia da sua campanha.

Por exemplo, se você colocar no seu anúncio Cozinha Italiana pertinho de você! Venha nos conhecer que a sobremesa é por nossa conta. Apenas diga ao atendente o código SOBREMESA DA MAMA para ganhar! você já vai saber que todos os clientes que mencionarem o código, vieram porque viram seu anúncio.

As possibilidades são infinitas, mas com estas dicas você conseguirá incrementar o público local da sua empresa e com certeza aumentar seu faturamento.

Bons negócios!

*Fonte: Ibope 2013

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Categorias

Receba as novidades no seu e-mail

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos e atualizações.

Continue Lendo

Artigos Relacionados

Minha empresa e o Marketing Online

O crescimento da internet no Brasil é inquestionável: milhões de brasileiros acessam a internet, 40% dos domicílios possuem acesso a ela e quase a metade dos acessos é feita através

Ver mais