Descubra como otimizar seu investimento nos Links Patrocinados do Google.
Você já deve saber que é possível anunciar no Google através de Links Patrocinados e que sua cobrança é feita por cada clique que o usuário faz no seu anúncio (CPC). Se não, entenda uma pouquinho mais dando uma olhada nas nossas FAQs sobre Links Patrocinados.
No Google Ads (antigo Google adwords), você diz o quanto está disposto a pagar por cada clique (CPC), assim como seus concorrentes. E como ele funciona como um leilão, quem paga mais, tem seu anúncio melhor posicionado, certo? Não!!! Existem vários outros fatores que influenciam, até mais que seu lance de CPC, no posicionamento do seu anúncio.
Este conjunto de fatores, chamamos de Índice de Qualidade do Anúncio, que pode ir de 1 a 10. O Google faz uma continha para decidir quem aparece na melhor posição do leilão: quem tiver o maior resultado de [CPC x Indíce de Qualidade].
Então, uma forma de melhorar sua posição de anúncio, sem mexer no seu CPC (que é o gera seu custo no Google mensalmente) é melhorando seu Índice de Qualidade de Anúncio. Mas como?
Vamos voltar para a função inicial do Google. Ele é um buscador, então o serviço dele é levar ao usuário o resultado mais próximo do que eles procuram. Vamos dar um exemplo: Maria mora na Granja Viana e quer comprar um presente de aniversário para sua irmã que adora tênis. Então, ela digita no Google: loja de tênis na Granja Viana.
E para esta busca o Google fará um leilão de anúncios que apresentam:
- Loja de sapatos
- Loja de sapatos em São Paulo
- Loja de tênis na Granja Viana
Qual destes anúncios o Google deve apresentar em primeira posição para atender de melhor forma a Maria? O anúncio número 3. Como o Google presta serviços de busca, o anúncio 3 ganhará mais pontos no seu Índice de Qualidade por ter um anúncio relevante ao que o usuário está buscando.
Mas vamos supor que quando a Maria faz a busca, o Google tem 3 anúncios que apresentam “Loja de tênis na Granja Viana” mas cada um deles leva para diferentes sites com o seguinte conteúdo:
- Página com vários modelos de sapatos (incluindo tênis)
- Página com vários modelos de sapatos femininos (incluindo tênis entre eles)
- Página com vários modelos somente de tênis
Qual das 3 páginas oferecem os produtos exatos que a Maria está procurando? A página 3! Mais uma vez, o Google quer agradar seu usuário, então mostrará o anúncio que leva a página 3 em primeira posição, pois ele tem uma Página de Destino (ou Landing Page) que está mais ajusta ao termo buscado. Veja aqui algumas dicas de como melhorar sua Página de Destino.
Resumindo, para melhorar seu Índice de Qualidade sempre se preocupe que sua palavra-chave (que são os termos buscado pelos usuários do Google) esteja bem relacionada com seu anúncio e sua página de destino.
Por isso é tão importante confiar sua campanha do Google a um especialista para você conseguir ter o melhor retorno possível com seu investimento em Marketing Online.
Bons negócios!